CNO Escolar




 O  QUE É O
PROCESSO RVCC?


O processo de RVCC - Reconhecimento, Validação e
Certificação de Competências
escolares e
profissionais
, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, consiste numa
oportunidade que lhe permite ver reconhecidas, validadas e certificadas as
competências adquiridas por via formal, não formal e informal, numa
perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

O Processo de validação das competências escolares
(RVCC Escolar)
é efectuado em função de Referenciais
de Competências Chave que integram quatro áreas para o nível básico de
educação (Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática
para a Vida e Tecnologias da Informação e Comunicação) e três áreas para o
nível secundário de educação (Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cultura,
Língua e Comunicação; Cidadania e Profissionalidade).


 OS DESTINATÁRIOS


Para o nível básico de educação:
  • Se
    tiver idade igual ou superior a 18 anos;
  • Não
    concluiu o 4. °, 6.° ou 9.° ano de escolaridade.
Para o nível secundário de educação:
  • Se
    tiver 18 ou mais de idade e cumprir o seguinte requisito: no caso de ter
    menos de 23 anos de idade, dispor no mínimo de três anos de experiência
    profissional.
Empresas que queiram valorizar os seus recursos humanos,
proporcionando-lhes o acesso a níveis mais elevados de escolaridade e de
formação profissional.

 OS OBJECTIVOS


  • Proporcionar
    uma oportunidade de avaliação da sua experiência de vida, levando ao reconhecimento
    das suas competências escolares e profissionais, promovendo a sua
    valorização pessoal, social e profissional.

     
  • Contribuir
    para elevar o nível de qualificação que, consequentemente, aumentará as
    condições de empregabilidade.

     
  • Contribuir
    para a diminuição do desemprego e para o aumento da qualificação
    (escolar e profissional).

 AS VANTAGENS


  • Possibilitar
    a melhoria da sua situação profissional.
  • Facilitar
    a progressão na carreira.
  • Melhorar
    a auto-estima, autoconfiança e autonomia.
  • Possibilitar
    o prosseguimento de estudos de nível básico ou de nível secundário
    através de Cursos EFA ou Formações Modulares.

CENTRO NOVAS OPORTINIDADES no CENFIM

A Iniciativa Novas Oportunidades dá-lhe a possibilidade de
completar a sua formação sem ter de voltar atrás. Conheça o Centro Novas
Oportunidades do CENFIM
, onde a escola da vida - toda a sua experiência
pessoal, social e profissional - conta para as suas qualificações escolares
ou profissionais.

Dirija-se a um Centro Novas Oportunidades do CENFIM - Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
próximo da sua área de residência ou do seu local de trabalho.

Nos nossos Centros Novas Oportunidades encontrará uma equipa
de profissionais que actua no sentido de reconhecer, validar e certificar as
competências que foi adquirindo em diversas situações ao longo do seu
percurso pessoal, social e profissional e ajudá-lo-á a encontrar uma resposta
formativa mais adequada à sua situação.

O Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências
escolares permite obter uma certificação de 4º, 6º, 9º ou 12º ano de
escolaridade.


Os Centros de Novas Oportunidades constituem-se como um meio
privilegiado para dar resposta às necessidades de qualificação da população
adulta, dispondo de equipas técnicas qualificadas e especializadas no
trabalho a desenvolver nas seguintes etapas de intervenção:

 Acolhimento  - consiste no atendimento e
inscrição do Adulto no Centro de Novas Oportunidades, incluindo o
esclarecimento sobre a missão deste, as diferentes fases do processo de
trabalho a realizar, a possibilidade de encaminhamento para ofertas
educativas e formativas ou para o processo RVCC e a respectiva
calendarização.

 Diagnóstico  - consiste na realização de uma
análise do perfil do Adulto, nomeadamente, através de sessões de
esclarecimento, entrevistas individuais ou colectivas ou análise curricular.

 Encaminhamento  - tem em vista proporcionar ao adulto a informação que permita
direccioná-lo para a resposta que lhe seja mais adequada, após a fase de
diagnóstico, ou a frequência de uma percurso de educação e formação ou o
desenvolvimento de um processo RVCC.

 Reconhecimento
de competências
 - tem em vista a identificação, pelo Adulto, dos saberes e
competências adquiridos ao longo da vida, através de um conjunto de
actividades, assentes na metodologia de balanço de competências e na
utilização de instrumentos diversificados de avaliação, por meio dos quais o
adulto evidencia as aprendizagens efectuadas, dando início à construção do
portfólio reflexivo de aprendizagens.

 Validação
de competências
 - a avaliação das competências adquiridas ao longo da vida por confronto
com os referenciais de competências-chave. A validação compreende a
auto-avaliação do portfólio reflexivo de aprendizagens, em articulação com a
hetero-avaliação dos profissionais RVCC e dos formadores das respectivas
áreas de competências-chave.

 Certificação
de competências
 - consiste na apresentação do adulto perante um júri de
cartificação com vista à certificação de competências validadas.
Etapas de intervenção a desenvolver pela

Equipe técnica do CNO



 DÊ VALOR A SI
PRÓPRIO
A CERTIFICAÇÃO OBTIDA ATRAVÉS DO SISTEMA
PERMITE NÃO SÓ A SUA VALORIZAÇÃO PESSOAL, SOCIAL E PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM O
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS/FORMAÇÃO.
 

No CENFIM... tem um
CNO!

Contactos:





 
Núcleo de Lisboa – Poço do BispoRua dos Amigos de Lisboa, S/N.º

1950-307 LISBOA

Telefone: 21 861 01 51  .  Fax: 21 868 64 98


Núcleo de Lisboa - Pólo Tecnológico do Lumiar
Rua Cesina Adães Bermudes, N.º 1

1600-604 LISBOA

Telefone: 21 715 08 90 / 21 715 28 38  .  Fax: 21 010 11 18



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms